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Utilização de Cores no Código de Barras

A escolha das cores do código de barras é um item fundamental para garantir o sucesso no momento da leitura do mesmo. Os scanners trabalham medindo a reflexão de luz, portanto deve haver contraste suficiente entre as barras escuras e os espaços claros (barras claras) para que os leitores ópticos diferenciem os bits representados.

Combinação Ideal: O melhor contraste se dá utilizando as barras escuras (pretas)
e o fundo claro (branco), devendo esta ser a primeira opção de cores para o código.

Recomendação geral para o uso das cores:
Barras escuras: Preto, azul escuro, verde escuro, marrom.
Barras claras e margens de silêncio (Fundo): amarelo, laranja, vermelho, rosa, bege, branco.



Inversão de cores: Ao inverter as cores de barras e fundo a combinação original é descaracterizada, e o símbolo não será decodificado.

Materiais Especiais

Brilhantes/Metálicos: Podem variar a reflexão da luz de acordo com a luminosidade do ambiente. Como medida de segurança, recomenda-se evitar a impressão com cores metalizadas, isto é, diretamente nas latas ou usando cores como dourado, prateado e afins.



Papelão ondulado cor “kraft”(parda): O melhor contraste é obtido com a impressão das barras escuras na cor preta, já que o fundo(barras claras) não é tão claro assim e sofre variações de tonalidade nos diferentes lotes de papelão.

Para embalagens e rótulos transparentes: também podem apresentar diferentes tonalidades, e por isso recomenda-se verificações de reflexibilidade sobre a embalagem contendo o produto. Recomenda-se o uso de um “box” Branco no caso de materiais transparentes.
Também deve ser observada a cor do produto, ou da embalagem para esta aplicação, pois em alguns casos a aplicação do box pode ser descartada, aproveitando a própria cor de fundo do produto para manter uma imagem mais clean , sem prejudicar sua leitura nos pontos de vendas.

Dica

Os scanners utilizam um feixe de luz vermelha, então o contraste que é satisfatório para os olhos humanos pode ser insuficiente para os scanners.
Prefira apostar no código de barras tradicional (preto com fundo branco), pois por mais que pareça que o código de barras não se adeque ao design do seu rótulo, é melhor garantir a leitura dos scanners nos pontos de vendas do que gerar uma insatisfação dos distribuidores e consumidores finais.

Para mais informações consulte nossos representantes e consultores técnicos,

Conteúdo produzidor por Alexander Fabrini – Centerfix

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