Centerfix Rótulos Adesivos

O que é Ribbon?

Ribbon é uma película revestida com tinta, também denominada por fita transparente térmica ou seu termo em inglês Thermal Transfer Ribbon (TTR). Esse suprimento é utilizado para impressão digital em impressoras de transferência térmica, modelos como Zebra, Argox, Datamax, entre outras.

O Ribbon é bastante utilizado na indústria para impressão de dados variáveis, códigos de barras, tabelas nutricionais, tags para roupa, além de outras utilizações.

Existem 3 tipos disponíveis para Impressoras Térmicas:

- Ribbon Cera;
- Ribbon Resina;
- Ribbon Misto.

QUAL RIBBON DEVO UTILIZAR?

Temos um Ribbon adequado para cada aplicação e a escolha correta vai determinar a qualidade da impressão e aderência no material, além da durabilidade da impressão.

Ribbon Cera
É o tipo de Ribbon de baixo custo, alta produtividade (qualidade e velocidade de impressão). Sua impressão é menos durável quando comparado aos outros tipos. Indicados para utilização sobre papel seja ele couchê ou transtherm. Seu uso ideal é para etiquetas de produtos com giro rápido, pois evita o excesso de atrito. A fragilidade na impressão com este tipo de ribbon necessita que o manuseio do insumo seja feita com cuidado, e algumas restrições de variação de temperatura, umidade e possibilidade de atrito devem ser observados, além de sua durabilidade da impressão ser menor.

Dica: Quando o Ribbon Cera é utilizado em filmes à impressão não adere corretamente no substrato, produzindo uma impressão falhada, deixando resíduo por todo cabeçote de impressão e ainda borra com facilidade.

As etiquetas com impressão em Ribbon Cera são muito utilizadas em etiquetas de transporte, identificação, prateleira, promoção, logomarcas e outras.

Ribbon Resina
O Ribbon Resina apresenta excelente qualidade de impressão e durabilidade, indicados exclusivamente para impressão em filmes, materiais plásticos ou sintéticos. Este ribbon é resistente a produtos químicos, alguns tipos de solventes, óleos, abrasão, sol e água, podendo inclusive ser lavado ou imerso. Seu custo é mais elevado quando comparado aos ribbons Cera e Misto, porém onde haja a necessidade de uma impressão de maior durabilidade, resistência, oscilação de temperatura e intempéries, a análise custo x benefício deve ser levada em consideração.

A impressão realizada com ribbon resina é recomendado em rótulos para produtos químicos, farmacêuticos, hospitalares, além de produtos que necessitem de durabilidade na informação impressa ou que haja atrito constante no ponto de venda ou transporte.

Ribbon Misto
Este Ribbon é composto por Cera + Resina, indicado como um solução mais viável, ele é um pouco mais resistente em relação ao ribbon de cera e ainda mais durável. O ribbon misto é indicado para diferentes tipos de materiais sejam eles papéis ou filmes, embora alguns aspectos devam ser observados para que haja eficiência na escolha do ribbon correto. Seu custo fica entre os valores dos ribbons Cera e o Resina. Sua impressão é mais nítida, de média durabilidade, além de ser mais resistente à alta temperatura quando comparado ao Ribbon Cera.

O Ribbon Misto pode ser utilizado para impressão de códigos de barras, identificação de produtos, transporte, etiquetas de advertência e outras.

Dica: O uso de Ribbons com má qualidade pode ocasionar problemas no resultado final da impressão e para o funcionamento da impressora. A escolha entre que ribbon a utilizar deve ser baseada em custo x benefício, entre:

Qual substrato utilizarei esse ribbon?
Qual o resultado esperado?
Qual durabilidade necessito?
Quais resistências essa impressão deve ter?
Qual a produtividade e longevidade no tempo de vida da impressora esse ribbon me fornecerá?


Conteúdo produzidor por Alexander Fabrini – Centerfix
fontes: http://blog.creativecopias.com.br/ribbon-para-que-serve/
http://iimak.com.br


Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!