Centerfix Rótulos Adesivos

Autoadesivo refere-se ao papel ou filme que recebeu uma fina camada de adesivo, sensível à pressão e ao tack, ou seja, irá aderir quando submetido à pressão. Ele é formado por quatro camadas:

1

Frontal ou Suporte impressor: O local onde são impressas informações e artes é conhecido por frontal ou suporte impressor. Existem basicamente dois grupos de substratos utilizados como frontais. São papéis e filmes.
Papéis:
- Couché Brilho ou Fosco;
- Laminado (Prata ou Dourado);
- Térmico;
- Transtérmico.

Filmes
- Transparente;
- Branco;
- Metalizado;
- Holográficos.

A escolha do frontal é relevante para que se obtenha os resultados desejados nos trabalhos impressos. As características de determinados frontais são responsáveis diretamente pelo custo do rótulo, bem como aplicabilidade, qualidade de impressão e apresentação final do produto no ponto de venda.

2

Cobertura de Silicone
Camada de silicone aplicada sobre o liner com o intuito de facilitar o manuseio, destaque do rótulo.

3

Adesivo
Sensível à pressão, o adesivo é o componente aplicado no verso do frontal. Responsável por aderir o rótulo ao frasco ou superfície determinada à aplicação do autoadesivo. Existem basicamente quatro opções de adesivos para diversos tipos de aplicações e resistentes as mais variadas temperaturas:

- Permanente;
- Removível;
- Reposicionável;
- Contato com alimentos.

4

Liner
Componente protetivo da camada laminada do autoadesivo, local onde a cobertura de silicone é aplicada, o liner é separado das demais camadas do autoadesivo no processo de aplicação no frasco ou superfície.

Ele pode ser de papel ou de filme. A escolha entre liner de papel ou filme está diretamente ligada ao equipamento utilizado no processo de aplicação dos rótulos e no aumento de produtividade de rotulagem.

O liner produzido em filme torna-se mais fino em relação ao produzido em papel. Isso significa diversas vantagens como:

• Até 35% a mais de rótulo por rolo;
• Redução de custo logístico (transporte e estocagem);
• Eficiência produtiva: menos paradas para trocas de bobinas e mais velocidade na aplicação dos rótulos.